Reaplicabilidade e redes sociotécnicas
PDF

Palavras-chave

Tecnologia social
Redes
Reaplicabilidade

Como Citar

SILVA, Gabriela; SERAFIM, Milena; CRISTOFOLETTI, Evandro. Reaplicabilidade e redes sociotécnicas: uma análise das experiências de tecnologias sociais da Colômbia e do México. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192339. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2339. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Os problemas ambientais emergem, contemporaneamente, como desafios importantes aos Estados e à sociedade civil. Diante desse contexto, as Tecnologias Sociais (TS) configuram-se como possíveis alternativas de enfrentamento, de forma a produzir soluções tecnológicas de baixo custo, com recursos da localidade e com participação social. Sendo assim, o estudo visa identificar experiências de Tecnologia Social relacionadas à questão da água, da energia e do meio ambiente, no México e na Colômbia, além de compreender a conformação das redes sociotécnicas que estruturam as experiências, bem como suas possíveis reaplicações. Metodologicamente, pesquisou-se experiências de TS nestes países para, posteriormente, realizar estudos de caso a partir da aplicação de questionários.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192339
PDF

Referências

DIAS, R. B. et al. Tecnologias sociais e políticas públicas: lições de experiências internacionais ligadas à água. Inc. Soc. Jan./jun. 2011, Brasília, DF, v. 4, n. 2, p.56-66
DUPAS, G. O mito do progresso. Novos estudos – CEBRAP, São Paulo, Mar. 2007. n. 77.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.