Análise da usinabilidade por penetração perpendicular e oblíqua de roscas externas em liga de alumínio 6351-T6
PDF

Palavras-chave

Roscamento
Operações
Padronização

Como Citar

BRITO, Ronaldo; SUYAMA, Daniel. Análise da usinabilidade por penetração perpendicular e oblíqua de roscas externas em liga de alumínio 6351-T6 . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192331. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2331. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Para se produzir uma rosca, é necessário definir uma operação. As operações mais comuns para roscamento externo são: a penetração oblíqua e a penetração perpendicular, as quais se diferenciam, principalmente, pelo sentido de deslocamento da ferramenta em relação à peça. O objetivo do projeto é apresentar dados experimentais técnicos que padronizem a escolha das operações em ligas de alumínio 6351-T6, possibilitando vantagens econômicas e produtivas para empresas que pratiquem estas operações frequentemente. O intuito final é apresentar, para cada medida de rosca analisada, a melhor opção de operação. Para isso, utilizou-se ensaios em laboratório, com a verificação de qualidade e tempo de produtividade para a usinagem de rosca externa de diversas medidas e em ambas operações. Dessa forma, notou-se que, no geral, o ciclo de produção da penetração oblíqua é mais lenta que a perpendicular e que os passos são proporcionais ao tempo. A qualidade de ambas ficou abaixo das referências.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192331
PDF

Referências

FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais. 1ª ed.; São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1977.
WEINGAERTNER, W.L.; Schroeter, R.B. Tecnologia de usinagem do alumínio e suas ligas. 2. ed. São Paulo: Alcan – Alumínio do Brasil, 1991.
SANDVIK COROMANT. Torneamento de Roscas: Guia de Aplicação. 2018. Disponível em: <https://www.sandvik.coromant.com/SiteCollectionDocuments/download

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.