Modelagem da pluma de dispersão em canal hidráulico utilizando Mecânica dos Fluidos Computacional (CFD)
PDF

Palavras-chave

Dispersão de efluentes
Fluidodinâmica computacional
Modelo matemático

Como Citar

TELÓ, Tiago; FAIS, Laura. Modelagem da pluma de dispersão em canal hidráulico utilizando Mecânica dos Fluidos Computacional (CFD). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192313. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2313. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Uma das dificuldades no enquadramento de corpos d’água é a determinação da sua capacidade de dispersar poluentes. A partir da Fluidodinâmica Computacional (CFD) é possível modelar o comportamento de diferentes substâncias em um escoamento, assim como o comportamento do fluxo em diferentes geometrias. Este trabalho tem como objetivo a simulação da pluma de dispersão de um traçador em um canal acrílico, utilizando o pacote de programas da ANSYSCFX®. Foram obtidas as concentrações do traçador de NaCl ao longo do canal, relacionando diferentes rugosidades. Os resultados obtidos a partir do modelo matemático apresentaram uma boa correlação com os resultados experimentais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192313
PDF

Referências

ALTUNKAYNAK, A. Prediction of longitudinal dispersion coefficient in natural streams by prediction map. ScienceDirect, Maio, 2016.
AZAMATHULLA H. Md., Fu-Chun Wu. Support vector machine approach for longitudinal dispersion coefficients in natural streams. Applied Soft Computing 2011.
GHARABAGHI B. Empirical models fot longitudinal dispersion coefficient in natural streams. Journal of hydrology. 2017.
MACHADO, M. B.; FURLAN, L. T.; MATOS, E.; TOMAZ, E.; NUNHEZ, J. R. Software para modelagem de dispersão de efluentes em rios. Engenharia Ambiental Sanitária. 2008.
PEREIRA, P.E.J; Fais, L.M.C.F. e Ribeiro, L.C.L.J. Influência da rugosidade de um canal no coeficiente de dispersão longitudinal. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, realizado em Campinas - SP, Brasil, de 16 a 18 de outubro de 2017. SILVA, M. O. M. Determinação de equação para o coeficiente de transferência de massa e o uso da fluidodinâmica computacional (CFD) para canal hidráulico. Dissertação de Mestrado – Limeira-SP, 2017

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.