Necessidade de subamostras para a caracterização espacial da fertilidade de solos agrícolas
PDF

Palavras-chave

Agricultura de precisão
Geoestatística
Subamostragem.

Como Citar

MARQUES, Brunno Yada; AMARAL, Lucas Rios do; VALENTE, Igor; FONTENELLI, Julyane. Necessidade de subamostras para a caracterização espacial da fertilidade de solos agrícolas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018231. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/231. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A subamostragem visa diluir possíveis contaminações na amostra de solo, obtendo-se assim mapas de fertilidade mais confiáveis para uso em agricultura de precisão. Buscamos avaliar se há um número ideal de subamostras para efetiva caracterização do solo para teores de P e K disponíveis no solo. Obtivemos baixos valores de correlação entre as densidades amostradas, o que mostra grande variação dos resultados dependente do número de subamostras. Porém, não foi possível determinar um número ótimo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018231
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.