Extração e caracterização do óleo de castanha de baru (Dypterix alata)
PDF

Palavras-chave

Baru
Extração
Antioxidante.

Como Citar

SANTOS, Bruna Souza; TAMBOURGI, Elias Basile; COCO, Julia C.; ATAIDE, Janaína A.; TUNDISI, Louise L.; MAZZOLA, Priscila G. Extração e caracterização do óleo de castanha de baru (Dypterix alata). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018230. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/230. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O óleo de Baru é produzido a partir da semente do fruto do Baru (Dipteryx alata). O produto tem elevado grau de insaturação[1]. Os ácidos oleico e linoleico são os principais ácidos graxos na composição do óleo e o ácido linoleico é considerado essencial, o que favorece sua utilização para fins alimentares, pois eles ajudam a controlar o colesterol, diminuir a inflamação e combater o envelhecimento por sua característica antioxidante. Neste projeto foram testadas as castanhas com cascas, sem cascas e apenas as cascas e utilizadas duas técnicas de extração, por Soxhlet que consiste em um método químico por utilizar solventes orgânicos, como etanol e aquecimento, e a Maceração, que é uma operação a frio na qual a extração da matéria prima vegetal é realizada em recipiente fechado também com etanol, à temperatura ambiente, durante dias e sob agitação ocasional, visando buscar a técnica mais efetiva de extração do óleo. Em seguida foi feita a caracterização do extrato obtido, separando-o em quatro condições, ambiente claro, ambiente escuro, geladeira e estufa , através da estabilidade por antocianinas e fenóis totais por 90 dias. Conhecendo-se as características do extrato obtido fez-se a comparação com o óleo comercial encontrando. Como resultado foi possível observar que o método de maceração com casca destacou-se contendo maior quantidade de fenóis e antocianinas e as análises com o óleo comercial não foram muito satisfatórias.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018230
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.