Desenvolvimento de sistemas de liberação constituídos por microvesículas de k-carragena associados ou não à quitosana
PDF

Palavras-chave

Sistemas de liberação
Vesículas poliméricas
Biopolímeros

Como Citar

AIELLO, Laura; LEONARDI, Gislaine; FREITAS, Andréa. Desenvolvimento de sistemas de liberação constituídos por microvesículas de k-carragena associados ou não à quitosana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192288. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2288. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A encapsulação de substâncias ativas é uma tecnologia muito empregada nas indústrias cosmética e farmacêutica que compreende o empacotamento de compostos em camadas poliméricas, formando estruturas sólidas ou semi-sólidas denominadas partículas ou vesículas. O objetivo desse estudo foi desenvolver vesículas poliméricas de k-carragena revestidas ou não de quitosana e avaliar a influência do revestimento na liberação do azul de metileno. Metodologia: Para a preparação das vesículas foi utilizada a técnica de gelificação iônica a partir da extrusão de emulsões multicamadas em solução iônica de KCl. As vesículas mais circulares e estáveis foram inseridas em veículo aquoso e fotografadas pelo microscópio Dino-Lite AM 2111 para verificação da formação do halo de liberação de azul de metileno e aferição de sua área. Resultados e Discussão: O uso de KCl mais concentrado facilitou a formação das partículas e a extrusão da emulsão multicamada com seringa com agulha permitiu a maior reprodutibilidade do processo. Não houve diferenças significativas na formação dos halos entre as formulações com ou sem revestimento de quitosana. Conclusões: As diferentes composições das vesículas de k-Carragena influenciaram no desenvolvimento das partículas, mas não houve diferenças significativas na liberação do Azul de Metileno pelas vesículas revestidas ou não de quitosana. Esse polissacarídeo não demonstrou ser ideal para revestimento de vesículas inseridas em veículo aquoso.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192288
PDF

Referências

ASSIS, O., B., G.; SILVA, V., L.; Caracterização Estrutural e da Capacidade de Absorção de Água em Filmes Finos de Quitosana Processados em Diversas Concentrações. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 13, no 4, p. 223-228, 2003.

BUREY, P.; BHANDARI, B., R.; HOWES, T.; GIDLEY, M., J.; Hydrocolloid Gel Particles:Formation, Characterization, and Application. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 48, p. 361–377, 2008.

HOLKEM, A T; CODEVILLA, C; MENEZES, C R. Emulsificação /gelificação iônica interna: alternativa para microencapsulação de compostos bioativos. Ciência e Natura, 27, p.116-124, 2015.

PRAJAPATI, V. D. et al. Carrageenan: A Natural Seaweed Polysaccharide and Its Applications. Carbohydr. Polym. 105, p. 97-112, 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.