Formulações farmacêuticas de uso bucal contendo extrato etanólico de Pterodon pubescens Benth (sucupira)
PDF

Palavras-chave

Pterodon pubescens Benth
Periodontite
Produtos naturais

Como Citar

ALVES, Natália; FOGLIO, Mary; FIGUEIREDO, Mariana. Formulações farmacêuticas de uso bucal contendo extrato etanólico de Pterodon pubescens Benth (sucupira) . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192286. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2286. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os produtos de higiene oral com ativos de origem vegetal estão sendo cada vez mais estudados com protocolos mais modernos que comprovam a eficácia da utilização de determinadas plantas no tratamento das doenças bucais, como a periodontal definida como uma doença infecto-inflamatória crônica que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes, caracterizada pela perda do ligamento periodontal e destruição dos tecidos ósseos adjacentes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma formulação de uso odontológico que possa posteriormente ser submetida aos estudos clínicos necessários para a inserção de um novo produto para doença periodontal. Dentre as formulações, o filme a 3% do extrato etanólico apresentou potencial a ser usados no tratamento da doença periodontal.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192286
PDF

Referências

ALVES, N.; FOGLIO, M.; FIGUEIREDO, M. Formulações farmacêuticas de uso bucal contendo extrato etanólico de Pterodon pubescens Benth. (sucupira) . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 13 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.