Rendimentos do trabalho de homens e mulheres na crise (Brasil 2014-2017)
PDF

Palavras-chave

Rendimentos
Crise
Trabalho

Como Citar

MENDONÇA, Adriana de; LEONE, Eugenia. Rendimentos do trabalho de homens e mulheres na crise (Brasil 2014-2017). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192272. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2272. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Trabalho de Iniciação Científica com o objetivo de analisar os possíveis efeitos negativos de um período de queda da atividade econômica no país - 2014 a 2018 - sobre os rendimentos provenientes do trabalho de homens e mulheres que fazem parte da atividade econômica, com ênfase nas transformações dos rendimentos do trabalho conforme as posições de ocupação e sexo dos trabalhadores. As etapas de elaboração do presente trabalho constituíram-se por revisão bibliográfica do tema, desenho da conjuntura macroeconômica do período especificado e elaboração e análise de tabelas com indicadores de mercado de trabalho. O panorama macroeconômico é apresentado através das seguintes variáveis: PIB, inflação, e taxa básica de juros e o desempenho do mercado de trabalho, por sua vez, é apresentado pelas seguintes variáveis: rendimentos do trabalho em salários mínimos, posição da ocupação e sexo. Sendo que as tabelas para análise do mercado de trabalho foram elaboradas com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, disponibilizados pelo IBGE e trabalhados em software estatístico (SPSS). Fez-se uma análise comparativa das categorias de posição de ocupação e rendimento em salário mínimo, separados por sexo, dos últimos trimestres dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 com o objetivo de observar e analisar os possíveis impactos de um período de crise nessas variáveis, além disso, fez-se uma análise de importantes indicadores de mercado de trabalho.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192272
PDF

Referências

BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, 2018. Disponível em : ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Trimestral/Microdados.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.