Avaliação isocinética do torque de extensão e flexão de joelhos em praticantes de powerlifting
PDF

Palavras-chave

Força
Membros inferiores
Potência

Como Citar

MASSAFERA, Cassiano; UCHIDA, Marco; LUCENA, Erick de; SOUZA, Adonia de; GONÇALVES, Barbara. Avaliação isocinética do torque de extensão e flexão de joelhos em praticantes de powerlifting. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192253. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2253. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O Powerlifting é um esporte que tem como objetivo a execução de exercícios com a maior intensidade possível, dentro das regras estabelecidas pelas organizações da modalidade. Esse é caracterizado como um esporte de força, que possui o agachamento, supino e levantamento terra como exercícios principais. O presente estudo teve como objetivo a avaliação do pico de torque nos movimentos de extensão e flexão de joelhos. Os participantes (n=26) foram divididos em dois grupos, 1) praticantes de powerlifting, e 2) individuos fisicamentes ativos. O método de avaliação foi a dinamometria isocinética através do equipamento da marca Biodex, onde mensurou-se a relação de pico de torque dos extensores e flexores dos joelhos em duas velocidades, 60°/s e 180°/s. Resultados: A média do pico de torque dos praticantes de powerlifting foi maior nas duas velocidades. Conclusão: Os praticantes de powerlifting possuem maior torque de extensão e flexão de joelho comparados a indivíduos fisicamente ativos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192253
PDF

Referências

COUTINHO, M. De volta ao básico: Powerlifting. São Paulo: Phorte, 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.