Avaliação de pré-tratamentos ácidos e básicos em bagaço de cana de açúcar visando à obtenção de celulose cristalina
PDF

Palavras-chave

Pré-tratamento ácido-base
Bagaço de cana de açúcar
Celulose cristalina.

Como Citar

BOTELHO, Bruna dos Santos; REZENDE, Camila Alves de; FERREIRA, Elisa Silva. Avaliação de pré-tratamentos ácidos e básicos em bagaço de cana de açúcar visando à obtenção de celulose cristalina. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018225. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/225. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O bagaço de cana-de-açúcar pode ser utilizado para a produção de materiais de alto valor agregado, como os nanocristais de celulose. Neste trabalho, pré-tratamentos ácido-base sequenciais foram aplicados ao bagaço, para retirar hemicelulose e lignina e isolar celulose com alto índice de cristalinidade (IC) para a obtenção de nanocristais. As condições da etapa básica foram avaliadas, variando-se tempo, concentração, temperatura e razão fibra:solução em um planejamento fatorial. Após as etapas de pré-tratamento, a cristalinidade da biomassa aumentou de 54% (in natura) para valores entre 69 e 78%, sendo que o tempo da etapa alcalina é a única variável que influencia positivamente no IC. A quantificação de teor de celulose foi feita por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e, neste caso, avaliaram-se as variáveis tempo, concentração e temperatura. Verificou-se que, para o teor de celulose, apenas a temperatura da etapa alcalina influencia positivamente. Dessa forma, para a obtenção de polpa rica em celulose e com alta cristalinidade, deve-se utilizar o valores máximos de temperatura e tempo utilizados nos planejamentos estudados.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018225
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.