Desenvolvimento e implementação de módulos computacionais em um simulador de processos químicos
PDF

Palavras-chave

Simulação de processos químicos
COCO
Trocadores de calor

Como Citar

SHIBANA, Patrick; ZEMP, Roger. Desenvolvimento e implementação de módulos computacionais em um simulador de processos químicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192248. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2248. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A partir do simulador de processos COCO, foi desenvolvido e implementado um módulo para trocadores de calor, que calcula diversos parâmetros de processos, essenciais para se projetar um trocador de calor. Este módulo desenvolvido também é capaz de simular diversos modelos de trocadores de calor, apresentando uma grande versatilidade de cálculos e simulações. O projeto foi desenvolvido na interface Excel/VBA, ferramenta amplamente utilizado em diversas vertentes da engenharia, fornecendo uma interação simples e fácil, disponível a qualquer pessoa que possa utilizar e configurá-lo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192248
PDF

Referências

SERTH, Robert W.; LESTINA, Thomas G. Process Heat and Rules of Thumb: Principles, Applications and Rules of Thumb. 2nd. Edition. Texas: Academic Press, 2014.

INCROPERA, Frank P. et al. Fundamento de Transferência de Calor e Massa. 6ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2007.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.