Icnofósseis da Formação Pacujá (Cambriano, Bacia Jaibaras, CE-Brasil)
PDF

Palavras-chave

Icnofósseis
Tafonomia
Eopaleozoico

Como Citar

RUSINELLI, Bruno; BRANCO, Fresia. Icnofósseis da Formação Pacujá (Cambriano, Bacia Jaibaras, CE-Brasil). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192247. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa tem como principal objetivo estudar a assembleia icnofossilifera que ocorre nos arenitos próximos a Pacujá-CE. Tanto a unidade estratigráfica quanto a interpretação destes registros se mostram controversos na bibliografia, sendo inseridos na Formação Pacujá, Bacia Jaibaras ou na Formação Ipu, Grupo Serra Grande da Bacia do Parnaíba. Esses registros de icnofósseis são as únicas evidências para uma biota bentônica dessa região, sendo importnates para entendermos os hábitos de vida dos organismos e as condições paleoambientais envolvidas na sua preservação. Foram descritas 6 amostras e 21 moldes em resina que variam de escavações horizontais retas a sinuosas e estruturas e impressões circulares. As análises petrográficas caracterizam essas rochas como Quartzo-Arenitos e as realizadas em Microscopia Eletrónica de Varredura e Espectroscopia por Energia Dispersiva (MEV/EDS) permitiram constatar presença de minerais de Titânio, cimentação por óxidos de ferro e argila. Tambem foram realizadas análises em FRX para fim de observar possíveis bioassinaturas microbiais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192247
PDF

Referências

BARROSO, Francisco Rony Gomes. FAUNA DE EDIACARA NA BACIA DO JAIBARAS, NOROESTE DO CEARÁ: A PRIMEIRA OCORRÊNCIA NO NORDESTE DO BRASIL. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geociências, Centro de Tecnologia em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

VIANA, Maria Somália Sales et al. Ocorrências Icnofossiliferas do Grupo Serra Grande (Siluriano da Bacia do Parnaíba), Noroeste de Estado de Ceará. Revista de Geologia, Fortaleza-ce, v. 23, n. 1, p.49-89, nov. 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.