Desenvolvimento de sensores de umidade, chuva e volume da água para sistemas embarcados de monitoramento ambiental à base de grafite condutor de alta performance
PDF

Palavras-chave

Sensores
Grafite
Humidade

Como Citar

GUIDO, Yago; GALEMBECK, Eduardo. Desenvolvimento de sensores de umidade, chuva e volume da água para sistemas embarcados de monitoramento ambiental à base de grafite condutor de alta performance. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192242. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2242. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Dentre a ampla variedade de experimentos feitos em diversos laboratórios de pesquisa, existem vários que necessitam de medidas de umidade do solo, de chuva ou até de nível de água em aquários em um longo período de tempo. Os sensores disponíveis amplamente no mercado a preços acessíveis usam compostos metálicos que, ao ficar muito tempo em contato com a água, sofrem problemas de desgaste, o que prejudica fortemente sua leitura e por tanto o experimento como um todo. Frente a esse cenário, este projeto visa o desenvolvimento e avaliação de sensores não metálicos, a base de grafite condutor de alta performance, que possibilitem a realização das medidas necessárias em longos intervalos de tempo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192242
PDF

Referências

GUIDO, Y.; GALEMBECK, E. Desenvolvimento de sensores de umidade, chuva e volume da água para sistemas embarcados de monitoramento ambiental à base de grafite condutor de alta performance. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 10 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.