A expressão da “feminilidade” na obra “Guitarrista e duas figuras femininas” de Marie Laurencin
PDF

Palavras-chave

Marie Laurencin
Feminilidade
Masp

Como Citar

LEME, Leticia; ZACARIAS, Gabriel. A expressão da “feminilidade” na obra “Guitarrista e duas figuras femininas” de Marie Laurencin. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192241. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2241. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Tal pesquisa propôs refletir sobre a atribuição do conceito de feminilidade à obra da artista francesa Marie Laurencin a partir da análise do quadro “Guitarrista e Duas Figuras Femininas”, pintado por ela no ano de 1934, doado pelo Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A. ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand em 1947, e desde então pertencente ao seu acervo. Apesar de ser a única da artista presente no Masp, a obra em questão permite desvendar características da produção de Laurencin que revelam suas tendências pictóricas, temáticas, interesses e objetivos dentro da pintura, assim como sua inserção nas vanguardas modernistas, tanto no que tange aproximações com outros pintores quanto à sua originalidade e qualidades próprias. Além disso, propôs-se um estudo sobre o quadro que o contextualize dentro do acervo do Masp, tal como no trabalho de Marie Laurencin, de modo a problematizar, a partir dele, a definição de arte feminina, historicamente atribuída à artista.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192241
PDF

Referências

LAURENCIN, Marie. Le carnet des nuits. Genève: P. Cailler, 1956. 98p., il. (Collection ecrits et documents de peintres, 1).

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.