Efeito da extração assistida por enzimas sobre a recuperação de compostos com propriedades antioxidantes de cascas de banana
PDF

Palavras-chave

Cascas de banana
Compostos bioativos
Tratamentos enzimáticos

Como Citar

SCAFI, Gabriel; CASTRO, Ruann de. Efeito da extração assistida por enzimas sobre a recuperação de compostos com propriedades antioxidantes de cascas de banana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192237. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2237. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O reaproveitamento de resíduos da indústria de alimentos é de extrema importância econômica e é, atualmente, parte importante da responsabilidade social e ecológica exigida das empresas pelos consumidores. Como alternativa para a resolução deste problema destaca-se o reaproveitamento de substratos vegetais residuais através de tratamentos enzimáticos para a recuperação de compostos bioativos. Neste contexto, o uso de líquidos iônicos como solvente tem se mostrado uma opção muito vantajosa, por aumentar a eficiência de extração do processo. A casca de banana é um subproduto produzido em larga escala no Brasil e no mundo e é uma matriz rica em compostos com capacidade antioxidante. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a recuperação de compostos bioativos da casca de banana através do uso isolado e combinado de enzimas pectinase e celulase e também a avaliação do uso de diferentes líquidos iônicos no meio de extração, com o objetivo de melhorar a eficiência do processo e, posteriormente, otimizá-lo. A partir dos resultados obtidos para as amostras de casca de banana nanica, concluiu-se que o uso das enzimas celulase, pectinase ou a combinação das mesmas para extração de compostos bioativos nas condições de ensaio realizadas não apresentou efeito positivo sobre as propriedades antioxidantes dos extratos produzidos. No entanto, foi possível observar que as cascas de banana são fontes naturais de compostos com alta atividade antioxidante.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192237
PDF

Referências

SCAFI, G.; CASTRO, R. DE. Efeito da extração assistida por enzimas sobre a recuperação de compostos com propriedades antioxidantes de cascas de banana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 10 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.