Caracterização mecânica de Leucaena leucocephala por ultrassom e flexão estática
PDF

Palavras-chave

Módulo de elasticidade à flexão
Resistência à flexão
Propriedades elásticas da madeira

Como Citar

GARRIDO, Matheus; PEDROSO, Cinthya; SOMA, Ryuji. Caracterização mecânica de Leucaena leucocephala por ultrassom e flexão estática. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192215. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2215. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A espécie arbórea Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit (leucena) é uma árvore invasora que se distribui amplamente pelo território nacional e em diferentes continentes. Uma estratégia adotada pelo estado de São Paulo para conter a sua proliferação foi por meio da flexibilização da legislação ambiental de modo a favorecer a sua supressão. Dessa maneira a madeira proveniente da poda ou de sua supressão é abundante e disponível. Contudo grande parte dela é destinada para aterros sanitários, visto que poucos dados referentes às propriedades mecânicas de sua madeira se encontram na literatura científica que justifiquem uma aplicação tecnológica. Desse modo, o objetivo desta pesquisa de Iniciação Científica foi é a caracterização mecânica da madeira de leucena por meio do ultrassom e de ensaio de flexão estática. Para atingir os objetivos propostos foram realizados ensaios de ultrassom em corpos de prova poliédricos de 26 faces a fim de obter todos os parâmetros elásticos da madeira. Também foram realizados ensaios de flexão estática em corpos de prova com a finalidade de levantar obter dados do módulo de elasticidade na flexão e da resistência à flexão. Desse modo, foi possível obter todos os parâmetros necessários para caracterização mecânica da madeira de leucena.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192215
PDF

Referências

mechanical wood properties of 14 timber species from Northeast Mexico. Annals of Forest Science, 2011.

Gonçalves, R., Trinca, A. J. & Pellis, B. P. Elastic constants of wood determined by ultrasound using three geometries of specimens. Wood Sci. Technol. 48, 269–287 (2014).

Sproßmann, R., Zauer, M. & Wagenführ, A. Characterization of acoustic and mechanical properties of common tropical woods used in classical guitars. Results Phys. 7, 1737–1742 (2017).

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.