Simulação e desenvolvimento de dispositivos microfluídicos para caracterização de bio-processos
PDF

Palavras-chave

Dispositivos microfluídicos
Caracterização de bio-processos
Simulação

Como Citar

SERIGHELLI, Juan; SAVU, Raluca; NARIÑO, Edgar; LARA, Daniel de. Simulação e desenvolvimento de dispositivos microfluídicos para caracterização de bio-processos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192212. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2212. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O estudo de dispositivos microfluídicos vem crescendo nas últimas décadas devido o seu grande espectro de possíveis aplicações e o baixo custo para a fabricação. Uma área de interesse para utilização desses dispositivos é a caracterização de bio-processos com os chamados Lab-On-a-Chip. Neste trabalho, ocorrido no Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias - CCSNano, o qual é um centro de pesquisa multidisciplinar, com ênfase em nanoeletrônica, microeletrônica e nanofotônica, que atua em pesquisa em técnicas de nano e microfabricação, foram feitas simulações [1] em computador para tomar conhecimento do comportamento das gotas e, posteriormente, realizado em laboratório a fabricação de microcanais para executar e verificar a precisão dos dados obtidos. Foi feito a gravação em vídeo dos microcanais com as emulsões e a formação de gotas, os quais foram utilizados para realizar o estudo dos parâmetros por meio do software de livre acesso ImageJ. Dessa forma, tendo como objetivo final o entendimento necessário para a fabricação de dispositivos microfluídicos e a formação de emulsões (gotas e bolhas).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192212
PDF

Referências

E. A. Patino-Narino, H. S. Idagawa, D. S. de Lara, R. Savu, S. A. Moshkalev, and L. O. S. Ferreira, “Smoothed particle hydrodynamics simulation: a tool for accurate characterization of microfluidic devices,” J.

Eng. Math., pp. 1–23, Apr. 2019. T. M. Squires and S. R. Quake, “Microfluidics: Fluid physics at the nanoliter scale,” Rev. Mod. Phys., vol. 77, no. 3, pp. 977–1026, Oct. 2005.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.