Avaliação da resposta glicêmica ao consumo de casca de tucumã-da-amazônia (astrocaryum aculeatum) em modelo experimental de obesidade
PDF

Palavras-chave

Obesidade
Resistência à insulina
Fitoquímicos

Como Citar

LEAL, Camila; JUNIOR, Mario Marostica; LIMA, Verena. Avaliação da resposta glicêmica ao consumo de casca de tucumã-da-amazônia (astrocaryum aculeatum) em modelo experimental de obesidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192209. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2209. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O tucumã-da-Amazônia (Astrocaryum aculeatum) é uma fruta nativa da região amazônica com potencial agroeconômico e biológico pouco explorado, portanto, o estudo da aplicação deste fruto, no controle da obesidade e suas doenças associadas, é oportuno. Assim, o trabalho em questão visou aplicar o consumo da casca de tucumã-da- Amazônia (Astrocaryum aculeatum) em modelo experimental alimentado com dieta indutora de obesidade a fim de avaliar controle nos parâmetros glicêmicos. Para tanto, a casca do tucumã-da-Amazônia foi submetida à liofilização, avaliados seus macronutrientes, e então foi incorporada às dietas normolipídica e hiperlipídica para realização de ensaio biológico em camundongos. Foram coletados dados de ganho de peso e consumo alimentar para posterior análise, e realizadas avaliações de sensibilidade à glicose e à insulina. A casca de tucumã-da-Amazônia se mostrou eficiente no controle de ganho de peso, contudo não foi possível observar alterações na resposta insulinêmica. Outras análises são necessárias para maiores conclusões do potencial da matriz estudada no controle da obesidade e suas complicações.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192209
PDF

Referências

Freitas, M. C. et al. Resistência à insulina associado à obesidade: Efeitos anti-inflamatórios do exercício físico. R. Bras. Ci. e Mov. 2014; 22(3): 139-147.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.