Investigação sistemática do hábito intestinal de crianças com fibrose cística
PDF

Palavras-chave

Fibrose cística
Constipação
Criança

Como Citar

CHOU, Diane; LOMAZI, Elizete; RIBEIRO, Antonio; STEFANO, Marina; GUIRAU, Renata. Investigação sistemática do hábito intestinal de crianças com fibrose cística. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192203. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2203. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética letal e crônica com padrão autossômico recessivo, seus sintomas são oriundos da disfunção da proteína Cystic Fibrosis Transmembrane Condutance Regulator (CFTR) que atua como um canal iônico de cloreto alterando a composição do fluídos corpóreos tornando-os espessos e obstruindo vias, com particular prejuízo do trato respiratório e intestinal, uma vez que a obstrução gera reações inflamatórias que se resolvem em fibrose e diminuem, progressivamente as funções respiratória e digestiva. A constipação em pacientes com FC é reportada como uma das condições gastrointestinais mais comuns, sua etiologia na FC é desconhecida, podendo estar associada à desmotilidade intestinal, disbiose e inflamação intestinal crônica. Não está claro se o espessamento das secreções observado nesses pacientes está associado à constipação da mesma forma que se associa a outras condições de obstrução intestinal na FC. Também não está claro se a identificação e prevenção da constipação pode diminuir ocorrências obstrutivas. O objetivo desse projeto é descrever o hábito intestinal de crianças em seguimento no Hospital de Clínicas da UNICAMP, identificar a frequência de constipação nessa população e avaliar a associação de constipação com variáveis relacionadas à expressão clínica e genotípica dos pacientes. Esses dados serão a base de um projeto de seguimento longitudinal sobre a evolução das manifestações digestivas na FC.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192203
PDF

Referências

Van der Doef HP, Kokke FT, Beek FJ, Woestenenk JW, Froeling SP, Houwen RH. Constipation in pediatric cystic fibrosis patients: an underestimated medical condition. J Cyst Fibros. 2010;9:59-63.

Lane MM, Czyzewski DI, Chumpitazi BP, Shulman RJ. Reliability and validity of a modified Bristol Stool Form Scale for children. J Pediatr. 2011;159:437-441.e1.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.