A gestão da Tecnologia Social nas agências internas de inovação das universidades
PDF

Palavras-chave

Tecnologia social
Agência de inovação
Universidades

Como Citar

PINTUCCI, Giovanni; FRAGA, Lais. A gestão da Tecnologia Social nas agências internas de inovação das universidades. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192198. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2198. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa discute os conceitos de Tecnologia Social, relacionando-os com os esforços produzidos nas universidades para integrar a comunidade em seu entorno. Dentro dessas ações, estão as agências de inovação, que são vistas aqui como meios potenciais para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. A perspectiva descrita é investigada a partir de um estudo multicaso. Utilizando dados das entidades e entrevistas com seus representantes, são analisadas as agências Agir da Universidade Federal Fluminense e Inova da Universidade Estadual de Campinas. Com os resultados obtidos, formulou-se um modelo teórico-conceitual para potencializar o avanço de tecnologias sociais nas agências. Explorar as abordagens das instituições quanto ao tema e as suas possíveis conexões é trabalho necessário para que se possa criar pontes de conhecimento cada vez mais relevantes entre a academia e a sociedade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192198
PDF

Referências

GARCIA, J. C. D. Uma Metodologia de Análise das Tecnologias Sociais. XII Seminario Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, Instituto de Tecnologia Social, 2007.

ALMEIDA, A S. A contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais. In: Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável: Contribuições da RTS para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília: Secretaria Executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS), p. 9-15, 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.