Avaliação da inserção do módulo de cuidados paliativos na grade curricular formal de alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Educação médica
Cuidados paliativos
Currículo médico

Como Citar

BÜHL, Carolina; SA, Flavio de; SOUZA, Jussara; SACARDO, Daniele; CACIQUE, Denis. Avaliação da inserção do módulo de cuidados paliativos na grade curricular formal de alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192194. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2194. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O envelhecimento populacional e o predomínio de doenças crônico-degenerativas incuráveis torna o processo saúde-doença extenso, doloroso e incapacitante para muitos pacientes e familiares. É necessário promover o cuidado integral do paciente, ao qual se presta o cuidado paliativo. Assim, escolas médicas tem o desafio de implementar essa abordagem ao ensino e capacitação de graduandos em medicina. O estudo avaliou a inserção deste conhecimento na FCM-Unicamp, por meio de questionários semi-estruturados pré e pós intervenção acadêmica. Os alunos elencaram as áreas de educação em cuidados paliativos mais importantes - comunicação de más notícias, manejo de dor, discussão de prognóstico e limite de medidas curativas - e métodos de ensino para as mesmas - observar interações reais entre médicos e pacientes, ensino à beira leito, em pequenos grupos multidisciplinares. Apesar dos estudantes já possuírem alguma instrução teórica sobre o tema, a inserção da disciplina de cuidados paliativos permitiu que os mesmos refletissem sobre finitude, sofrimento, frustrações, dignidade, conforto, qualidade de vida, iatrogenia, distanásia e ortotanásia, a partir das experiências de cuidado vivenciadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192194
PDF

Referências

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Atlas of Palliative Care at the End of Life.

S.d. Espinazo, FC. Sáez JBL. Recio, MJT. Peñuelas, AL. El reto de comenzar a impartir cuidados paliativos en una facultad de medicina. ¿Es útil esta materia para los futuros médicos? Med.paliat; 25(1): 1-6, ene.-mar. 2018.

Programa das Disciplinas – 4º ano 2018. Portal do aluno - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/portaldoaluno/page/36.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.