Resumo
Esta pesquisa teve como intuito a investigação de conceitos e práticas no ensino da dança em ambiente escolar, a fim de que esta pudesse ser introduzida de maneira significativa para crianças do Ensino Fundamental I. Neste sentido, o estudo teve três focos: primeiramente, o aprofundamento da prática docente, a partir da revisão de conteúdos e do planejamento de ensino, levando em conta a experiência anterior como estagiária; a prática de ensino no período entre agosto de 2018 e julho de 2019; e, por fim, as mudanças que estas aulas de dança promoveram nas alunas, e que puderam ser percebidas no ambiente escolar, pelos professores e pelos pais.
Referências
CONE, Theresa Purcell. Ensinando dança para crianças. Barueri, São Paulo: Manole, 2015.
GODOY, Kathia Maria Ayres de. A dança, a criança e a escola: como estabelecer essa conversa. Joinville: Nova Letra, 2010.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARQUES, Isabel. O ensino de dança hoje – Textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2001. MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2015.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.