Reestruturação produtiva e da rede urbana regional dos municípios do MATOPIBA
PDF

Palavras-chave

Complexo soja
MATOPIBA
Rede urbana regional

Como Citar

BUSCA, Matheus; ALVES, Vicente. Reestruturação produtiva e da rede urbana regional dos municípios do MATOPIBA: uma análise a partir do circuito espacial do complexo soja. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192158. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2158. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa se propôs a analisar a relação entre a produção agroindustrial da soja com a reestruturação da rede urbana regional nos municípios de Balsas/MA, Araguaína/TO, Bom Jesus/PI, Barreiras/BA e Luís Eduardo Magalhães/BA, todos pertencentes a região denominada de MATOPIBA. A produção agroindustrial do complexo soja, modernizada e globalizada, é organizada através do circuito espacial produtivo e de círculos de cooperação, desta forma diversos agentes - tradings, produtores agrícolas, consumidores finais - e porções do território são articulados entre si. Entende-se que no contexto do atual regime de acumulação os circuitos da economia urbana contribuem para a alteração dos fluxos entre os municípios, o que leva à minimização das relações entre a Região Produtiva com os municípios vizinhos, prevalecendo as articulações de longa distância.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192158
PDF

Referências

CASTILLO, R; FREDERICO, S. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o novo conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza. Uberlândia, v.22, n.3, p.461-474, 2010.

ELIAS, D. Agronegócio e novas regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [s.l.], v. 13, n. 2, p.153-167, 30 nov. 2011.

FREDERICO, S. O novo tempo do Cerrado: expansão dos fronts agrícolas e o controle do sistema de armazenamento de grãos. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008.

FREDERICO, S. Sistemas de movimento no território brasileiro: os novos circuitos espaciais produtivos da soja. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia). - Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, 2004.

MIRANDA, E.; MAGALHÃES, L.; CARVALHO, C. Proposta de delimitação territorial do MATOPIBA. Nota técnica 1, 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.