Revisão bibliográfica
PDF

Palavras-chave

Refluxo vesico-ureteral
Transplante
Rim

Como Citar

RIGONATO, Renan; LIMA, Marcelo de; MAZZALI, Marilda; AMBROSIO, Graziele. Revisão bibliográfica: avaliação da incidência de refluxo vesico-ureteral e seus impactos para rins transplantados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192148. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2148. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

As complicações cirúrgicas urológicas são relativamente infrequentes nos transplantes renais. Neste âmbito pode-se destacar o refluxo vesico-ureteral (RVU), caracterizado por um fluxo anormal de urina, que ocorre no sentido da bexiga para o ureter ou pelve renal. A real incidência de refluxo vesico-ureteral em transplantados renais é incerta, com estudos chegando a valores bastante distintos (de 1 até 86%). Está documentado na literatura que o refluxo pode estar relacionado ao aumento da ocorrência de infecções do trato urinário. Porém, não se tem um consenso sobre o fato da existência de refluxo em pacientes transplantados causar prejuízos à função renal a longo prazo, além de que parece não haver diferença na incidência do mesmo de acordo com a técnica de reimplante ureteral utilizada. A uretrocistografia é o principal método para avaliação do mesmo e não é realizada de forma rotineira, pois pode estar relacionada ao aumento de infecções do trato urinário. Como é o principal método de avaliação do refluxo vesico-ureteral, a sua não realização rotineira traduz-se na grande dificuldade de real conhecimento sobre incidência desta disfunção em rins enxertados. O intuito deste trabalho é realizar uma ampla busca na literatura disponível e compilar estudos que tragam dados acerca do tema, afim de determinar se a presença de refluxo pode trazer impactos negativos para o enxerto renal.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192148
PDF

Referências

Engelstein D, Dorfman B, Yussim A, Shmueli D, Bar Nathan N, Shaharabani E, Shapira Z. A Critical Appraisal of Vesiculoureteral Reflux in Long-Term Renal Transplantation Recipients: Prospective Study. Transplantation Proceedings. 1997;29:136–137.

Lee S, Moon HH, Kim T-S, Roh Y, Song S, Shin M, et al. Presence of vesicoureteral reflux in the graft kidney does not adversely affect long-term graft outcome in kidney transplant recipients. Transplant Proc 2013;45:2984—7.

Inoue T., Satoh S, Saito M. Correlations between pretransplant dialysis duration, bladder capacity, andprevalence of vesicoureteral reflux to the graft. Transplantation. 22011;92 (3):311–315.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.