Ação do lisado plaquetário (PRP) na cicatrização de úlceras em pés diabéticos
PDF

Palavras-chave

Plasma rico em plaquetas (PRP)
Úlceras de pé diabético
Cicatrização

Como Citar

NERI, Guilherme; LUZO, Angela; PARISI, Maria; BULGARELI, Andreia. Ação do lisado plaquetário (PRP) na cicatrização de úlceras em pés diabéticos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192142. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2142. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O plasma rico em plaquetas (PRP), ou lisado plaquetário, é um produto autólogo obtido através de técnicas de separação por centrifugação do sangue do próprio indivíduo, utilizando-se a camada mais rica em plaquetas. As plaquetas secretam diversos fatores de crescimento que, quando liberados em áreas de lesão tecidual, estimulam a proliferação celular e o processo de cicatrização da região. É crescente o número de pacientes com diabetes em todo o mundo e a cura das feridas de pé diabético por alterações neurológicas e/ou vasculares é ainda um desafio. A maior adversidade é o tempo de cicatrização que se associa com desfechos desfavoráveis de amputação. O objetivo deste estudo é avaliar, através da mensuração dos tamanhos das úlceras e da escala de dor, a aplicabilidade do PRP em úlceras de pé diabético de paciente tipo 2, determinando as possíveis contribuições no processo cicatricial.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192142
PDF

Referências

Gawaz M, Vogel S. Platelets in tissue repair: control of apoptosis and interactions with regenerative cells. Blood. October 6, 2014

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.