Tecnologias da Web Semântica no acesso e uso à informação aberta
PDF

Palavras-chave

Web Semântica
Dados abertos conectados
Informação em saúde

Como Citar

HAGIWARA, Karina; RICARTE, Ivan. Tecnologias da Web Semântica no acesso e uso à informação aberta: estudo de caso com um blog de informação em saúde. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192135. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2135. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Web Semântica incorpora significado às informações da Web de modo que sejam processáveis por máquina. Neste projeto estudou-se e aplicou-se as tecnologias da Web Semântica, além de averiguar como estas ampliam as possibilidades de utilização e acesso às informações na Web, além de ter sido efetuado uma estratégia para tornar um blog convencional em uma fonte de dados abertos e conectados, a partir de publicações de um blog. Para este fim, foram realizados o desenvolvimento de um aplicativo de software em Java para captura de dados do blog e a incorporação das tecnologias da web semântica, a realização de um modelo RDF/RDFS e a construção de uma base para a mesma, disponibilização de um ponto de consulta SPARQL, avaliação das alterações da estrutura da informação no site e cadastro da aplicação em diretórios de aplicações de Web Semântica e de Dados Abertos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192135
PDF

Referências

BIZER, Christian; HEATH, Tom; BERNERS-LEE, Tim. Linked data: Thestory so far. In: Semantic services, interoperability and web applications:emerging concepts . IGI Global, 2011. p. 205-227.

FRAUENFELDER, M. A smarter Web. 2001.

MCBRIDE, B. Jena: A Semantic Web Toolkit. IEEE Internet Computing. v.6n.6, p.55-59. 2002.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.