Perfil sensorial dinâmico e estudos com consumidores de sorvete de baixa caloria com manga liofilizada
PDF

Palavras-chave

Perfil sensorial dinâmico
Manga liofilizada
Testes afetivos

Como Citar

MACEDO, Amanda; BOLINI, Helena. Perfil sensorial dinâmico e estudos com consumidores de sorvete de baixa caloria com manga liofilizada. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192134. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2134. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente projeto foi elaborar seis diferentes formulações de sorvete com manga liofilizada, adoçado com sacarose e cinco diferentes edulcorantes (sucralose, xilitol, estévia RebA 95% , estévia RebA 97% e estévia RebM em mesma doçura equivalente) realizar estudos com consumidores de sorvete em relação à aceitação, intenção de compra, check-all-that-apply e análise dinâmica computadorizada Temporal Dominance Sensations (TDS). A análise de aceitação foi realizada por um grupo de 120 consumidores representativos do grupo alvo que registraram as respostas em escala hedônica não estruturada de 9 cm. Os dados de aceitação foram analisados por ANOVA, testes de médias de Tukey (p<0.05) e análise estatística multivariada de Mapa de Interno de Preferência. Os dados de CATA foram analisados por análise de correspondência. Os sorvetes adoçados com sacarose, xilitol e sucralose obtiveram maior preferência, e os demais não apresentaram rejeição. Os resultados obtidos originaram direcionadores de preferência para sorvetes de manga de baixa caloria, gerando informações importantes para as indústrias de alimentos, especialmente de sorvetes e produtos lácteos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192134
PDF

Referências

MACEDO, A.; BOLINI, H. Perfil sensorial dinâmico e estudos com consumidores de sorvete de baixa caloria com manga liofilizada. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 8 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.