A prova de literatura do vestibular UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Leitura literária
Vestibular
Unicamp

Como Citar

GALVÃO, Beatriz; NEVES, Cynthia. A prova de literatura do vestibular UNICAMP: tradição e ruptura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192109. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2109. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as questões de leitura literária presentes nas provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da segunda fase (F2) do Vestibular da Unicamp (VU), no período que abrange os vestibulares de 2016 a 2019. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental e o corpus que foi utilizado para o seu desenvolvimento se encontra disponível no portal da comissão organizadora do referido vestibular, a Comvest. Partimos da ideia de que o VU é um exame de relevância nacional, que seleciona leitores críticos em seu processo seletivo para ingresso na universidade. Por isso, acreditamos que estudar as questões de literatura desse exame, que recentemente passou por transformações quanto à lista de obras literárias, cujas leituras são obrigatórias, seja proveitoso para o campo científico.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192109
PDF

Referências

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual editora, 2005. 208p.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.