A regulamentação do homeschooling no estado da Califórnia (EUA)
PDF

Palavras-chave

Homeschooling
Regulamentação
Califórnia

Como Citar

REIS, Tauane dos; BARBOSA, Luciane. A regulamentação do homeschooling no estado da Califórnia (EUA): subsídios para reflexão do movimento no Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192099. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2099. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em um contexto de continuidade de pesquisa sobre homeschooling/educação domiciliar, estabelecendo um paralelo entre o cenário dos Estados Unidos da América (EUA) e o Brasil, esta pesquisa tem como objetivo analisar a regulamentação do homeschooling no estado da Califórnia, de modo a refletir sobre o movimento da educação domiciliar na atual conjuntura brasileira. A pesquisa fez uso de metodologia qualitativa, com procedimentos que consistiram em levantamento bibliográfico e de dados oficiais dos dois países. Desde a década de 1990, a prática do homeschooling é legal em todo o território dos EUA, onde cada estado apresenta um tipo e nível de regulamentação. A Califórnia classifica-se entre os estados com baixa regulamentação do homeschooling, o que significa que não há muitas exigências para que as famílias passem a ensinar os filhos em casa. Contudo, notícias demonstraram que as tentativas de maior regulamentação ao longo das últimas três décadas são frequentes, o que leva as famílias educadoras a envolverem-se em conflitos judiciais por motivos diversos. No Brasil, a educação domiciliar aproxima-se da sua legalização, visto ter sido proposta de governo do atual presidente da República que apresentou um projeto de lei estipulando os requisitos mínimos para a prática desta modalidade no país. Associar os eventos do cenário brasileiro às conflituosas experiências californianas permite conjecturar os muitos desafios do movimento em prol da educação domiciliar no Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192099
PDF

Referências

BARBOSA, L. M. R.; OLIVEIRA, R. P. Dossiê: Homeschooling e o Direito à Educação. Pro-Posições (Unicamp). , v.28, 2017.
California Department of Education/CDE. Disponível em:https://www.cde.ca.gov/sp/ps/homeschool.asp. Acesso em: 09 jul. 2019 Home School Legal Defense Association/HSLDA. Disponível em:https://hslda.org/content/ Acesso em: 09 jul. 2019

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.