Artes e partes da restauração das obras de Claude Joseph Barandier
PDF

Palavras-chave

Artes Visuais
Conservação de obras de cavalete
Acervos museológicos

Como Citar

GAROFOLO, Anneliese; GALLO, Haroldo. Artes e partes da restauração das obras de Claude Joseph Barandier: práticas e processos já realizados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192089. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2089. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Claude Joseph Barandier, pintor da corte imperial, destacou-se graças a singularidade de suas pinturas que consistiam num cromatismo intenso, correção do desenho e o interesse por aspectos fisionômicos e expressivos do retratado.O objetivo da pesquisa foi verificar de que modo as obras de Barandier foram restauradas e estão sendo conservadas dentro dos diferentes espaços museológicos estudados, à luz dos conceitos e processos de conservação preventiva, curativa e restauração de acervos. Foram feitos levantamentos de obras do citado pintor, bem como realizados alguns estudos iconográficos, entrevistas com os profissionais das respectivas áreas acerca do espaço do acervo museológico e expositivo e as medidas de conservação adotadas para a salvaguarda das obras. Constatou-se em campo, que a maioria das suas obras de cavalete tem seus processos de restauração desconhecidos pelas instituições detentoras, não constando nos arquivos museológicos informações precisas das intervenções realizadas. As principais dificuldades para a conservação preventiva evidenciado na pesquisa foram o controle da deterioração química, danos mecânicos e biodeterioração, que põe em risco a integridade física e estética das obras. Verificou-se nas diferentes instituições museais lacunas tais como escassez de equipe técnica especializada, poucos recursos materiais e financeiros e falta de qualificação de alguns profissionais para o desenvolvimento de atividades de preservação dos bens culturais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192089
PDF

Referências

BOITO, Camila. Os Restauradores. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

CALVO, Ana. Conservación y Restauración Materiales, técnicas y procedimientos De la A a la Z. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1997.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.