Criação de mapas de prescrição de fertilizantes por meio de krigagem
PDF

Palavras-chave

Agricultura de precisão
Geoestatística
Krigagem

Como Citar

VARANDA, Henrique; AMARAL, Lucas do; OLIVEIRA, Agda. Criação de mapas de prescrição de fertilizantes por meio de krigagem. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192086. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2086. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A criação de mapas interpolados surge como opção para mostrar a existência de variações existentes na lavoura. Estes são construídos a partir de amostragem realizadas no campo e com auxílio de Sistemas de Informação Geográficas (SIGs). Existem diversos softwares para realização desta tarefa, os quais possuem configurações próprias, gerando resultados discrepantes. Assim, este trabalho teve o objetivo de avaliar e comparar o desempenho de quatro pacotes geoestatísticos na modelagem variográfica e na qualidade dos mapas interpolados. Para tal, foram gerados 6 campos virtuais de 100 ha, os quais foram amostrados em grade regular, totalizando 100 amostras. Todos os 6 campos foram analisados geoestatisticamente em 4 pacotes diferentes: geoR e gstat (ambos em ambiente R), ArcGIS e Vesper. Além disso, os pacotes em R permitem o uso de mais de um método para ajuste do semivariograma, onde testamos o Método dos Momentos (MoM) e o Método da Máxima Verossimilhança Restrita (REML). Com isso, foram interpolados 36 mapas por krigagem. A partir do teste F (anova) aplicado aos índices estatísticos (RMSE, R² e Willmott), os mapas interpolados foram comparados. Nenhum dos pacotes mostrou diferenças consistentes em termos de qualidade da interpolação de mapas. Mesmo sem diferenças estatísticas, houveram diferenças visuais entre os mapas interpolados, contudo, apesar de existirem essas diferenças, não foi possível afirmar qual pacote oferece o melhor desempenho nas interpolações por krigagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192086
PDF

Referências

VARANDA, H.; AMARAL, L. DO; OLIVEIRA, A. Criação de mapas de prescrição de fertilizantes por meio de krigagem. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 20 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.