Hume e as inferências causais
PDF

Palavras-chave

Hume
Filosofia moderna
Indução

Como Citar

FABIAN, Ulisses; CHIBENI, Silvio. Hume e as inferências causais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192079. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2079. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir se seria correto atribuir a David Hume, tal como foi feito ao longo do século XX, a formulação do problema filosófico que ficou conhecido como problema da indução. Para fazê-lo, exponho primeiramente a análise feita por Hume das inferências causais na Investigação sobre o entendimento humano. Em seguida, exponho a maneira pela qual as reflexões de Hume sobre esse tema fo ram interpretadas ao longo do século XX, tendo como referência a obra The history of Western Philosophy de Bertrand Russell. Por fim, exponho a crítica de João Paulo Monteiro a atribuição feita a Hume da formulação do problema da indução, defendendo que as críticas feitas por Monteiro são coerentes com o projeto filosófico humeano e com a maneira pela qual Hume aborda o tema das inferências causais em suas obras.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192079
PDF

Referências

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

MONTEIRO, J.P. “Russell e as inferências humeanas”. In: Novos estudos humeanos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.

RUSSELL, B. The history of Western Philosophy. London: George Allen & Unwin LTD, 1961.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.