Leitura das relações professor-aluno no ensino superior
PDF

Palavras-chave

Professor-aluno
Ensino superior
Colonialidade

Como Citar

DELCARO, Leandro; LIMA, Norma de. Leitura das relações professor-aluno no ensino superior: uma perspectiva decolonial e inclusiva. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192077. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2077. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Esta pesquisa surge de inquietações discentes, cujo escopo é a relação professor-aluno, em uma instituição pública paulista. Trata-se de um estudo exploratório, com metodologia quali-quantitativa, e toma como referencial teórico as discussões do Grupo Modernidade/Colonialidade e estudos sobre inclusão. A existência de uma hegemonia epistêmica na sociedade moderna ratifica uma produção de ausência de sujeitos e saberes outros, por meio de uma desvalorização e ocultamento de grupos sociais e suas experiências, gerados historicamente, por meio da colonialidade do poder, saber e do ser. Suspeita-se que esta problemática se faz presente na relação Professor-Aluno. A coleta e construção de dados ocorreu por meio de formulário online, para estudantes de diferentes áreas de uma universidade pública paulista. Buscou-se identificar as principais tensões presentes nas relações professor-aluno e as percepções discentes destas relações, destacando-se sentimentos recorrentes. A sensação de exclusão e subalternidade foi comum entre os respondentes. Entretanto, obteve-se uma média alta na avaliação acerca da experiência geral para com os docentes, de modo a indicar a relevância dos professores na formação acadêmica. Uma análise parcial dos dados, articulados aos estudos sobre decolonialidade e inclusão apontam sentimentos de subalternização naturalizados nas experiências dos respondentes quando na presença de alguns professores.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192077
PDF

Referências

LIMA, N. S. T. DE; MANTOAN, M. T. E. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD - Educação Temática Digital, v. 19, n. 4, p. 824-832, 6 out. 2017.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MIGNOLO, Walter D.. COLONIALIDADE: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s.l.], v. 32, n. 94, p.1-18, jun. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. In Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-27.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. [s. L.]: 7 Letras, 2009. p. 12-41.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.