Cartografia das experiências de bebês
PDF

Palavras-chave

Bebê
Cartografia
Experiência

Como Citar

COSTA, Julia; TEBET, Gabriela. Cartografia das experiências de bebês: traços dos agenciamentos e subjetivações em contextos de creche. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192076. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2076. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Para Larrosa (2002), o sujeito da experiência é sobretudo um espaço onde têm lugar os acontecimentos. Pensamos nos bebês, como seres que estão construindo sua individuação, portanto, se expõem aos acontecimentos. Não são ainda, subordinados a serem sujeitos da informação. Cartografar os bebês, busca registrar os agires deles no espaço da creche. É perceber como eles se relacionam com esse território, como territorializam e desterritorializam. Como se dão essas possíveis experiências, também os processos de individuação e subjetivação ao relacionar-se consigo, com os outros bebês, com o mobiliário, os brinquedos e também com os adultos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192076
PDF

Referências

GUATTARI, Felix e ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 1986.

BONDÌA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber deExperiência. Revista Brasileira de Educação. Nº19. 2002.

MIGUEL, Marlon. Guerrilha e resistência em Cévennes. A cartografia de Fernand Deligny e a busca por novas semióticas deleuzo-guattarianas. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência. Vol. 08. 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.