Física da oscilação de neutrinos
PDF

Palavras-chave

Neutrinos
Oscilação
Mistura de sabores

Como Citar

ARAUJO, Juliana de; PERES, Orlando. Física da oscilação de neutrinos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192072. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2072. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho introduzimos o formalismo da teoria de oscilação de neutrinos e apresentamos a probabilidade de sobrevivência para duas famílias no vácuo, na matéria uniforme e não uniforme. Consideramos também o caso de três neutrinos no vácuo. Nesse modelo, o neutrino pode ser escrito como uma mistura de sabores, o que faz com que a partícula oscile entre as três famílias durante seu trajeto. Esse fenômeno pode resolver o problema do neutrino solar, que constatou um desaparecimento no fluxo de neutrinos eletrônicos, mas não no fluxo total (levando em conta a contribuição de todos os sabores). Ao calcular as probabilidades, vemos que elas dependem da diferença do quadrado das massas, o que vai de encontro com o Modelo Padrão, pois este não previa massa para os neutrinos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192072
PDF

Referências

ARAUJO, J. DE; PERES, O. Física da oscilação de neutrinos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 20 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.