Implantação de campo experimental para estudos de Mecânica dos Solos. Realização de sondagens em campo (SPT) e realização de ensaios laboratoriais
PDF

Palavras-chave

Geotecnia
Sondagem SPT
Mecânica dos solos

Como Citar

FILHO, Yoshiteru Motoshima; DAVID DE CARVALHO. Implantação de campo experimental para estudos de Mecânica dos Solos. Realização de sondagens em campo (SPT) e realização de ensaios laboratoriais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2024. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo determinar as características geotécnicas do campo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (FEAGRI) através dos ensaios de Standard Penetration Test (SPT), de granulometria, massa específica, limites de liquidez e limites de plasticidade, de modo a fornecer ao meio técnico os subsídios para a sua adequada utilização em Mecânica dos Solos. Assim, foram desenvolvidas as seguintes atividades: Realização de sondagens SPT através de empresa executora, totalizando cinco pontos de perfuração; coleta e padronização de amostras de solo a cada metro do SPT; determinação da umidade base seca do solo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192024
PDF

Referências

Gon, Fernanda dos Santos. Caracterização geotécnica através de ensaios de laboratório de um solo de diabásio da região de Campinas/SP / Fernanda dos Santos Gon. -- Campinas, SP: [s.n.], 2011.

Peixoto, Anna Silvia Pacheco. Estudo do ensaio SPT-T e sua aplicação na prática de engenharia de fundações / Anna Silvia Palcheco Peixoto. --Campinas, SP: [s.n.], 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR8036: Programação de sondagens de simples. Rio de Janeiro, ABNT, 1983.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.