Modelagem numérica de ligações em concreto pré-moldado realizadas com almofadas de argamassa de cimento leve e sustentável
PDF

Palavras-chave

Argmassa modificada
Sustentável
Abaqus

Como Citar

ANDRADE, Ítalo; SIQUEIRA, Gustavo. Modelagem numérica de ligações em concreto pré-moldado realizadas com almofadas de argamassa de cimento leve e sustentável. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2023. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O estudo visa a modelagem numérica de almofada de apoio de argamassa modificada com resíduos recicláveis. As almofadas de apoio são utilizadas para ligações em concreto pré moldados, de modo a acomodar o material e uniformizar a transferência de cargas. No presente trabalho, a argamassa foi modificada com resíduos provenientes da reciclagem das solas de tênis. Tal argamassa foi previamente caracterizada em pesquisa anterior. A modelagem numérica via elementos finitos foi realizada no software ABAQUS e utilizaram-se os ensaios experimentais de almofadas para calibração do comportamento. Resultados indicam que é possível a aproximação computacional com base nos dados experimentais, garantindo sua utilização em outros modelos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192023
PDF

Referências

SIQUEIRA, G. H. Almofada de apoio de compósito de cimento para ligações em concreto pré-moldado.169p.Dissertação de Mestrado, USP São Carlos, 2007.

ANDRADE, I. S. Argamassa de cimento leve e sustentável utilizando adições provenientes de resíduos de tênis esportivos. Iniciação Científica, UNICAMP campinas, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.