Avaliação térmica experimental comparativa de dissipadores de aletas retas contínuas e em tiras alinhadas (strip fins)
PDF

Palavras-chave

Dissipadores térmicos
Troca de calor
Aletas

Como Citar

ROSA, Rafael; ALTEMANI, Carlos. Avaliação térmica experimental comparativa de dissipadores de aletas retas contínuas e em tiras alinhadas (strip fins). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192009. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2009. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Uma investigação experimental foi efetuada com o objetivo de comparar características de troca de calor por convecção forçada de ar de dois dissipadores térmicos: um com aletas retas contínuas e outro com aletas em tiras alinhadas, ambos com as mesmas dimensões e de alumínio. Testes em laboratório foram conduzidos em condições de regime permanente com os dissipadores montados sem folga num duto retangular. Os resultados obtidos permitiram a comparação entre a queda de pressão e resistência térmica dos dois dissipadores.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192009
PDF

Referências

Pritchard, P.J.; Fox, R.W.; McDonald, A.T.; Introduction to Fluid Mechanics, Wiley, 2011.

Incropera, F.P.; DeWitt, D.P.; Bergman, T.L.; Lavine, A.S.; Fundamentals ofHeat and Mass Transfer, J. Wiley, 2007.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.