Processos de estilização nas redes sociais
PDF

Palavras-chave

Estilização
Identidade social
Tweets

Como Citar

ETULAIN, Inês; SILVA, Anna da. Processos de estilização nas redes sociais: análise de tweets e memes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192008. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2008. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse projeto tem como objetivo geral analisar o trabalho estilístico que se observa em tweets postados nas diferentes redes sociais. Para tanto discutimos, em um primeiro momento, as relações entre processos de estilização, formação de registros e construção de identidades sociais. Além disso, consideramos que os tweets que fazem parte de nosso corpus se encaixam na esfera híbrida entre a publicidade e o entretenimento (LUHMANN, 2005). Em nossas análises, conseguimos postular três identidades sociais projetadas que mobilizam diferentes recursos linguísticos, textuais-discursivos e/ou multissemióticos para essa caracterização identitária que parece estar na base da produção dos tweets analisados, produção esta que ocorre na fronteira entre os campos da publicidade e do entretenimento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192008
PDF

Referências

LUHMANN, Niklas. (2005) A realidade dos meios de comunicação . São Paulo: Paulus, Brasil, n. 3, p. 83-93.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.