A diversidade de nomenclaturas empregadas para designar propostas pedagógicas não-tradicionais
PDF

Palavras-chave

Propostas pedagógicas não tradicionais
Escolas inovadoras
Escolas democráticas

Como Citar

PEDERSEN, Maiara; ARAGAO, Ana de. A diversidade de nomenclaturas empregadas para designar propostas pedagógicas não-tradicionais: uma abordagem sobre escolas inovadoras, escolas reflexivas, escolas integrais e escolas democráticas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191996. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1996. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A fim de compreender os processos de transformação e mudança da escola atualmente, esta pesquisa problematiza o campo em que se situa a compreensão da diversidade de nomenclaturas empregadas para designar propostas pedagógicas não-tradicionais. Diante disto, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, o presente projeto de iniciação científica teve como objetivo identificar, descrever e analisar nomenclaturas empregadas para designar propostas pedagógicas não-tradicionais, como: Escolas Inovadoras, Escolas Democráticas, Escolas Reflexivas e Escolas Integrais. Para tal, fez-se necessário conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos, e com isso enfatizar os conceitos apresentados nas referidas definições buscando apontar semelhanças e diferenças. Por meio delas, podemos perceber a educação sob uma nova perspectiva, com uma visão mais ampla para além dos objetivos apenas de transmissão de conteúdos atribuídos comumente à escola tradicional, bem como compreender que o uso de determinada nomenclatura é cheio de intenções e significados, que compreende relações de poder e de espaço, e assim demarcar as implicações na escolha e no uso de determinado termo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191996
PDF

Referências

PEDERSEN, M.; ARAGAO, A. DE. A diversidade de nomenclaturas empregadas para designar propostas pedagógicas não-tradicionais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 17 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.