Pre-dimensionamento e modelação de tanques hidropneumáticos
PDF

Palavras-chave

Tanque hidropneumático
Transientes hidraulicos
Modelação hidráulica

Como Citar

OLIVEIRA, Rafael; JUNIOR, Edevar Luvizotto. Pre-dimensionamento e modelação de tanques hidropneumáticos . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191995. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1995. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As adutoras são tubulações que transportam grandes vazões de água, interligando a fonte com as estações de tratamento. Dado a importância da água no tocante a manutenção da vida, é de suma importância que essas tubulações não sofram qualquer tipo problema técnico, como: rompimento, vazamento ou contaminação por patógenos. Nesse sentido, o transitório hidráulico é um fenômeno físico habitual que não pode ser desconsiderado. Ele acontece quando há uma mudança no escoamento permanente, essa mudança sendo intencional, como o fechamento/abertura de válvulas ou a desligar/ligar de bombas, ou até mesmo de maneira involuntária, como uma queda de energia nas bombas, as quais levam a pulsos de pressão. Dessa forma, o transitório mais intenso é um transitório rápido ou denominado de golpe de aríete. Eles geram sobrepressões e subpressões que podem causar a inviabilidade operacional das adutoras. Nesse tocante, existem no mercado diferentes tipos de equipamentos que são usados para proteção dessas tubulações. Contudo, um dos mais completos são os tanques hidropneumáticos. Essa iniciação objetiva-se em analisar as metodologias que são usadas para o pré-dimensionamento dos tanques hidropneumáticos. Dado a complexidade que dentre todas as metodologias que constam na literatura, todas não convergem para valores próximos, devido às diversas hipóteses simplificadoras que são assumidas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191995
PDF

Referências

MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento. 2a edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois AS. 1987.

SIERRA, D. A. Otimização do dimensionamento de tanques hidropneumáticos para proteção contra transitórios hidráulicos. 2019.

VIBERT, A. La Protection des Conduites de Refoulement contre les Surpressions Le Génie Civil, Tome CXXVII – N° 6, March. p.107-110. 1950.

STEPHENSON, D. Simple Guide for Design of Air Vessels for Water Hammer Protection of Pumping Lines., Vol. 128. pp. 792 – 797. 2002.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.