O efeito das adversidades climáticas na produção de grãos do Brasil
PDF

Palavras-chave

Proagro
Chuva excessiva
Árvore de decisão

Como Citar

LOPES, Guilherme; AVILA, Ana de. O efeito das adversidades climáticas na produção de grãos do Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191981. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1981. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A dificuldade em identificar e prever fenômenos naturais extremos é um dos fatores que prejudica a administração e tomadas de decisão de programas nacionais de seguro agrícola. Este fato motivou o estudo para definição de uma variável que possa ser facilmente mensurada e permita identificar e prever regiões afetadas por chuva excessiva, o segundo evento extremo mais avarento ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Foram utilizados dados de comunicação de perda do Banco Central do Brasil e dados pluviométricos da Agência Nacional de Águas. A análise consistiu em identificar a frequência com que a chuva ultrapassava determinados limites de precipitação decendial e verificar a relação com as perdas agrícolas por chuva excessiva, de modo a desenvolver um modelo de predição utilizando algoritmo de árvore de decisão "forest of trees". O modelo obtido previu 60% dos casos de ocorrência de chuva excessiva com 92,3% de precisão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191981
PDF

Referências

ROSSETI, L. A. Zoneamento agrícola em aplicações de crédito e securidade rural no Brasil: aspectos atuariais e de política agrícola. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 9, p. 386–399, 2001.

COUTO, L.; SANS, L. M. A. Requerimento de Água das Culturas. Revista Circular Técnica Embrapa. Minas Gerais, 2002.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.