Percepção das mães com relação ao programa do monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem em lactentes
PDF

Palavras-chave

Lactente
Indicadores de risco
Percepção das mães

Como Citar

PAVAN, Jordani; LIMA, Maria. Percepção das mães com relação ao programa do monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem em lactentes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191971. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1971. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção das mães com relação à necessidade de monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem de seus lactentes e qual o conhecimento que elas possuem sobre as consequências auditivas que os indicadores de risco podem trazer ao bebê. Estudo realizado a partir de entrevista semiestruturada com 10 questões, aplicada no momento em que o lactente estava em avaliação auditiva. Foram entrevistadas 32 mães que acompanharam seus filhos no programa de monitoramento auditivo no período de Outubro de 2018 a Abril de 2019. Observou-se que algumas mães têm ciência e são orientadas sobre o que são os indicadores de risco para a perda auditiva e o que eles podem causar no desenvolvimento do lactente. Além disso, houve uma variação de sentimentos de alívio em estar cuidando da criança e uma preocupação com o possível diagnóstico/prognóstico que possa vir a receber com o acompanhamento proposto.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191971
PDF

Referências

ARAÚJO DM, ROVERE NC, LIMA MCP. Development of infants with hearing impairment risk indicators and the environment classification. J Hum Growth Dev. 2017.

PENNA LM, LEMOS SMA, ALVES CRL. Habilidades linguísticas e auditivas de crianças usuárias de aparelho auditivo. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, São Paulo, v. 81, n. 2, mar./abr. 2015. LIMA MCMP, ROSSI TRF, FRANÇOSO MFC, MARBA ST, LIMA GML, SANTOS MFC. Detecção de perdas auditivas em neonatos de um hospital público. Ver Soc Bras Fonoaudiol 2010; 15(1): 01-06.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.