Síntese e caracterização de nanocompósitos de Mg-LaNi5 para armazenagem de hidrogênio
PDF

Palavras-chave

Nanocompósitos
Ligas de Mg
Armazenagem de hidrogênio

Como Citar

SOUSA, Charles de; FLORIANO, Ricardo. Síntese e caracterização de nanocompósitos de Mg-LaNi5 para armazenagem de hidrogênio . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191965. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1965. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O desenvolvimento de tanques sólidos para armazenagem de hidrogênio utilizando hidretos metálicos, como o MgH2 é uma alternativa interessante para uma matriz energética sustentável e renovável. Este material apresenta pontos atrativos para diferentes escalas de aplicações, como uma alta densidade volumétrica de energia, além de possuir um baixo custo como metal de partida. Por outro lado, seu processamento para a fabricação de tanques, utiliza uma etapa de moagem de alta energia, sendo muito custoso e produzindo pós muito refinados, reduzindo sua resistência à contaminação pelo ar. Dessa forma, existe uma necessidade real de se buscar rotas alternativas de processamento para a fabricação de ligas à base de Mg para armazenagem de hidrogênio. Esta pesquisa busca avaliar a viabilidade da preparação de nanocompósitos a base de Mg com a adição de LaNi5, com microestrutura refinada e baixa área superficial específica, por meio da consolidação a frio seguida de laminação a frio, combinada com uma etapa curta de moagem. Duas formas distintas do aditivo LaNi5 será testada: o LaNi5 adquirido de baterias descartadas de Ni-HM em duas condições distintas: boa e péssima condição eletroquímica. Também será avaliado as propriedades de armazenagem de hidrogênio, nas etapas de absorção/dessorção pela rede, comparando com os diferentes tipos de materiais obtidos por laminação a frio e estabelecendo novas correlações entre as condições de processamento, estrutura e propriedades dessas ligas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191965
PDF

Referências

ARMAZENAGEM DE HIDROGÊNIO EM HIDRETOS METÁLICOS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ldtm/pesquisa/armazenagem%20de%20hidrog%C3%AA nio.pdf. Acesso em: 2 fev. 2019.

ESTEVÃO, Tânia Esmeralda Rodrigues, O Hidrogênio como combustível. 2008, 89 f. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2008.

MÁRQUEZ,J.J. et al, Hydrogen storage in MgH2 e LaNi5 composites prepared by cold rolling under inert atmosphere. Elsevier. ScienceDirect. Pg.13348-13355. Jun. 2018.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CGEE. Hidrogênio energético no Brasil; Subsídios para políticas de competitividade: 2010-2025. Brasília, 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.