Estudo de viabilidade energética e econômica da produção de biogás a partir de dejetos bovinos em sistemas de integração lavoura-pecuária
PDF

Palavras-chave

Biodigestores
Viabilidade econômica
Comparação energética

Como Citar

FARINA, João; CAPITANI, Daniel. Estudo de viabilidade energética e econômica da produção de biogás a partir de dejetos bovinos em sistemas de integração lavoura-pecuária. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191955. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1955. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O agronegócio brasileiro tem se mostrado cada vez mais competitivo no cenário internacional e consolida sua importância econômica interna até mesmo em momentos de recessão, mostrando haver uma vantagem competitiva característica ao setor. Entretanto, as externalidades ligadas as suas atividades impactam o meio ambiente de maneira ostensiva e se mostram prejudicial para toda cadeia produtiva. A fim de investigar a viabilidade de mecanismos redutores de impactos ambientais e geradores de renda no agronegócio, mais especificamente para a bovinocultura, este trabalho traçou uma análise econômica da implementação de projetos de biodigestão anaeróbica a partir de resíduos da bovinocultura inseridos em sistemas de integração lavoura-pecuáira (ILP) por meio de um estudo de caso e revisão de literatura. Para isso, foi projetado e aplicado um modelo de biodigestor na propriedade do estudo e, para os dados do projeto, fez-se uso de ferramentas de análise de investimento, sendo elas a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL). Os retornos do projeto estão ligados ao aproveitamento do biogás e do biofertilizante gerado. Adicionalmente, buscou-se reforçar a sinergia energética existente na produção de biocombustíveis conjuntamente com sistemas de produção energeticamente eficientes, tal como o sistema ILP, método aplicado na propriedade, por meio da comparação de diesel gasto no cultivo do solo frente à expectativa de produção de biogás para o sistema construído.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191955
PDF

Referências

KUNZ, A.; OLIVEIRA, P. A. V. Aproveitamento de dejetos de animais para geração de biogás. Revista de Política Agrícola, ano XV, n. 3, jul./ago./set. 2006.

RIBEIRO, D. S, et al. Determinação das Dimensões de um Biodigestor em Função da Proporção Gás/Fase Líquida. Revista Holos, ano 27, vol. 1. 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.