Educação e Literatura
PDF

Palavras-chave

Raymond Williams
Frank Raymond Leavis
Educação

Como Citar

CAMARDELLI, Yasmim; PAIXAO, Alexandro. Educação e Literatura: um estudo comparativo entre Raymond Williams e Frank Leavis. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191952. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1952. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Pensador galês, Raymond Williams foi uma figura central da disciplina de estudos culturais e literários no século XX, desenvolvendo concepções de cultura, sociedade e democracia. Entretanto, apesar de sua vasta obra ser amplamente conhecida e tenha sido estudada no Brasil, faz-se ainda necessário explorar a temática da educação na perspectiva de Williams. Deste modo, este projeto de pesquisa, pautado em um trabalho mais amplo que discute a problemática do gosto literário em Williams enquanto um problema sociológico, prevê compreender o gosto literário segundo uma perspectiva pedagógica. Para tal, colocaremos Williams em diálogo com Frank Leavis, tendo em vista o lugar que o ocupou o método do close reading, desenvolvido por este, dentro do campo dos estudos literários naquele momento histórico. De modo que, o que se pretende realizar de forma mais ampla com esse trabalho é tornar explícito na obra de Williams uma teoria pedagógica e explicar como essa teoria lidou com a problemática do gosto e das tendências literárias.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191952
PDF

Referências

Williams, Raymond. Recursos da Esperança: São Paulo: Editora Unesp, 2015,´p.5.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.