Abordagens em linguagem adotadas por fonoaudiólogos no sistema público de saúde em campinas e americana
PDF

Palavras-chave

Clínica fonoaudiológica
Linguagem
Saúde coletiva

Como Citar

RODRIGUES, Antonio; MALDONADE, Irani. Abordagens em linguagem adotadas por fonoaudiólogos no sistema público de saúde em campinas e americana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191950. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1950. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho está inserido nas ações de Saúde Coletiva em Fonoaudiologia e tem como objetivo investigar, entre os fonoaudiólogos que atuam no setor público da saúde em Campinas e Americana, qual é a abordagem teórica em linguagem com que se identificam e adotam suas práticas. Para isso, foram entrevistadas cerca de dez fonoaudiólogas com vistas a verificar se tais profissionais identificam bases teóricas para sua atuação em linguagem e se conseguem estabelecer diferenças entre os modos de atuação. As entrevistas, registradas em áudio, foram transcritas e analisadas por meio do estabelecimento de categoriais, aferidas pelos pesquisadores, com base em critérios como relevância. Os resultados indicam que as profissionais reconhecem bases teóricas para atuação em linguagem, mas demonstram dificuldades em diferenciar correntes. Além disso, a maior parte das respondentes referiu mesclar as abordagens teóricas na clínica, o que pode sugerir distanciamento entre componentes clínicos e teóricos da Fonoaudiologia bem como distanciamentos entre Fonoaudiologia e Linguística. Os achados reforçam a necessidade de (re)aproximação entre os componentes clínicos e teóricos da Fonoaudiologia bem como a necessidade de realização de estudos envolvendo a dimensão terapêutica em Linguagem e Fonoaudiologia.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191950
PDF

Referências

César AM, Maksud SS. Caracterização da demanda de fonoaudiologia no serviço público municipal de Ribeirão da Neves-MG. Revista CEFAC. 2007; 9(1):133-8.

Da costa RG, De Souza LBR. Perfil dos usuários e da demanda pelo serviço da clínica escola de fonoaudiologia da UFBA. Revista de Ciências Médicas e Biológicas. 2009;8(1): 53-9.

Diniz RD, Bordin R. Demanda em Fonoaudiologia em um serviço público municipal da região Sul do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo. 2011;16(2): 126-131.

Donadon C, Bittencourt ZZLC. ESTUDO DA DEMANDA ACOLHIDA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA.

Palladino RRR, Machado FP. Aquisição de Linguagem e Fonoaudiologia – Três Questões em Pauta. In: Marchesan IQ, Silva HJ, TOMÉ MC (orgs). Tratado de especialidades em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro, RJ: Roca, 2014, p. 1060-6.

De quadros RM. O paradigma gerativista e a aquisição da linguagem. In: De quadros RM, Finger I. Teorias de aquisição da linguagem. Ed. da UFSC, 2008, p. 25-48.

FINGER, I. A aquisição da linguagem na perspectiva behaviorista. IN: QUADROS, R. M. de. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2008, p. 8-24.

Ramozzi-chiarottino Z. Epistemologia genética e a aquisição da linguagem. IN: Quadros RM, Finger I. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, p. 83114, 2008.

De lemos CTG. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismo de cambio. Substractum. 1992;1(1): 120-30.

De lemos CTG. Das Vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas. 2002; 42(1): 41-69.

Maldonade IR. A (in) flexibilidade pragmática na fala da criança e os erros no processo de aquisição da linguagem. Estudos Linguísticos. São Paulo. 2018;47(2): 306-318.

Lier-de vitto MF. Patologias da linguagem: subversão posta em ato. In Nina Leite (Org.) Corpolinguagem: Gestos e afetos. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 25-32.

Lier-de vitto MF. Patologias da linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas”. Aquisição, patologias e clínica de linguagem, p. 47-60, 2006.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.