Cultivo e manutenção em laboratório de Xiphophorus maculatus (Platy)
PDF

Palavras-chave

Xiphophorus maculatus
Cultivo de peixe
Platy

Como Citar

MURAKAMI, Gabrielle; BARRETTO, Angela. Cultivo e manutenção em laboratório de Xiphophorus maculatus (Platy): dados preliminares. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191949. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1949. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A espécie Platy vive em áreas com o clima quente e húmido, onde habita ambientes lóticos e lênticos e preferem águas claras com fundo arenoso e vegetação aquática. Vivem em áreas marginais para que os filhotes possam se abrigar dos predadores. São encontrados em locais com as seguintes características da água: pH entre 7,5 e 8,1, temperatura entre 18 e 25ºC. A espécie pode atingir sua maturidade sexual a partir da quinta semana de vida e tem um período de desova até 29 dias. A espécie é onívora, possuindo a capacidade de metabolizar diferentes classes alimentícias. Já em cativeiro transigi rações em flocos industrializados e alimentos vivos. O objetivo deste estudo foi o cultivo, manutenção e reprodução da espécie Platy em laboratório para ensaios de ecotoxicidade. O cultivo é realizado em um aquário com volume de 48 litros e no fundo uma camada de aproximadamente 2 cm de seixo de rio, e “tocas” para esconderijo de filhotes. A água do aquário é declorada e mantida sob aeração constante. São alimentados na semana com ração em flocos Tetramin®, uma vez por semana algas e cladoceras. O aquário é lavado mensalmente, semanalmente são realizadas análises físicas e químicas de pH, condutividade elétrica, temperatura da água e oxigênio dissolvido. Após cinco semanas observou-se valores médios de pH de 7,7, temperatura de 23 ºC, oxigênio dissolvido de 7,5 mg.L-1 e condutividade elétrica 405,4 ?S.cm-1. Conclui-se que os valores obtidos se encontram dentro da faixa ideal para a espécie.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191949
PDF

Referências

MURAKAMI, G.; BARRETTO, A. Cultivo e manutenção em laboratório de Xiphophorus maculatus (Platy). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 16 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.