Estudo de modificações superficiais em criogéis de celulose nanofibrilada e efeito na adsorção de polieletrólitos
PDF

Palavras-chave

Nanocelulose
Biopolímeros
Layer-by-layer

Como Citar

SILVA, Daiane; LOH, Watson; OTONI, Caio; BERNARDES, Juliana. Estudo de modificações superficiais em criogéis de celulose nanofibrilada e efeito na adsorção de polieletrólitos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191942. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1942. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A celulose é um polímero natural, biodegradável, não tóxico e possui alta funcionalidade e capacidade de modificação superficial. Este polímero é uma ótima alternativa para substituição de materiais fósseis por materiais sustentáveis e renováveis. A nanocelulose traz a união das características intrínsecas da celulose, com as propriedades dos nanomateriais. O objetivo desse trabalho foi produzir materiais altamente porosos utilizando celulose nanofibrilada (CNF) provinda de Eucalyptus, e sua funcionalização por adsorção de polieletrólitos. Para tal, as CNF foram modificadas com cloreto de 2,3-epoxipropil trimetil amônio (EPTMAC) a fim de obterem carga positiva, e em seguida utilizada como suporte para deposição por layer-by-layer de alginato de sódio (AS) (poliânion) e quitosana (policátion). A fim de estudar a cationização e a adsorção de polieletrólitos, o material foi caracterizado por potencial Zeta, análise elementar (C,H,N), titulação potenciométrica e FTIR. Nesse projeto, variaram-se a proporção de CNF:EPTMAC e o número de bicamadas (AS/quitosana), variações estas que ocasionaram uma maior carga superficial, assim como uma maior atração eletrostática o que aumentou a capacidade de adsorção. Esses resultados têm claras implicações no contexto de materiais multifuncionais e sustentáveis.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191942
PDF

Referências

Thomas, B.; Raj, M.C.; et al. Chem. Rev. 2018, 118, 11575−11625.

Dufresne, Curr. Opin. Colloids Interface Sci, 2017, 29, 1–8.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.