O conceito de sintoma de Freud a Lacan em suas relações com a linguagem
PDF

Palavras-chave

Sintoma
Freud e Lacan
Linguagem e psicanálise

Como Citar

NASCIMENTO, Elisa; BALDINI, Lauro. O conceito de sintoma de Freud a Lacan em suas relações com a linguagem. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191926. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1926. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo realizar um percurso teórico acerca da concepção de sintoma na psicanálise, pensando esse conceito a partir da incidência da linguagem no corpo, de um ponto de vista psicanalítico, mas que não deixa de levar em conta o modo como o campo das ciências da linguagem dialoga com as reflexões de textos fundamentais selecionados de Freud e Lacan. Diferentemente da concepção tomada em outros campos do saber, que consideram o sintoma como indicador de uma verdade, sinal, indício ou marca em relação a uma doença orgânica e como algo que precisa ser eliminado para que o paciente obtenha a cura, a psicanálise o toma como algo revelador de uma verdade sobre o sujeito inconsciente. O sintoma, sob esta perspectiva, pode ser entendido não como pertencente exclusivamente à ordem do patológico, mas como intermediador da relação do sujeito com seu desejo, por via da linguagem: nele há uma satisfação que vai além do princípio de prazer. O sintoma apresenta importância clínica, pois o sujeito reclama ao analista a extinção da repetição de um "mal-estar", que lhe ocasiona um sofrimento específico. O tratamento psicanalítico, segundo Lacan, orienta o sujeito a se libertar dessa insistência repetitiva pela via do significante. Assim, a questão do significante, e de maneira mais geral, a da linguagem e da língua, além da afirmação lacaniana de que o inconsciente se estrutura como uma linguagem, tornam-se o ponto de partida essencial para esta pesquisa.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191926
PDF

Referências

FREUD, S. Obras psicológicas de Sigmund Freud: escritos sobre a psicologia do inconsciente. v.1. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2004.

FREUD, S. Obras psicológicas de Sigmund Freud: escritos sobre a psicologia do inconsciente. v.2. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006.

FREUD, S. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917). 1 ed. São Paulo: Companhia das letras, 2014.

FREUD, S. Obras completas, volume 17: Inibição, sintoma e angústia, o futuro de uma ilusão e outros textos (1926-1929). 1 ed. São Paulo: Companhia das letras, 2014.

FREUD, S. Obras completas, volume 18: O mal estar na civilização, novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936). São Paulo: Companhia das letras, 2010.

LACAN, J. O seminário livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LACAN, J. O seminário livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.